Espécie

Definição de espécie

    Espécie é um grupo de indivíduos semelhantes (no nível morfológico, funcional e bioquímico), idêntico ao cariótico (mesmo número de cromossomos), que vivem em uma mesma área geográfica, capazes de reproduzirem-se entre si naturalmente, originando descendentes férteis e que estão isolados reprodutivamente de outros grupos.

     No século XX, um geneticista ucraniano, Theodosius Dobzhansky e um geneticista Ernst Mayr definiram espécie como grupos de populações que, ao reproduzirem-se sexuadamente, compartilham informações genéticas e mantém um patrimônio genético comum. Isso explica o porque existem animais que, em condições naturais não se cruzam, e são ditos da mesma espécie, como um cachorro São Bernardo e um Chihuahua. Tais indivíduos podem trocar os genes por meio de cruzamentos inter-raciais, estabelecendo assim, um fluxo gênico entre eles, que confere unidade genética aos membros de uma espécie, já que em membros de espécies diferentes não ocorre troca de genes, como no caso da reprodução entre a égua e o jumento, que embora consigam gerar descendentes, estes não são férteis.

Espécies diferentes de tartarugas encontradas no Brasil


Surgimento de novas espécies


   Uma população é um grupo de organismos com características semelhantes que vivem em um mesmo habitat, em um mesmo tempo, com um certo grau de parentesco entre si, cruzando-se e produzindo descendentes férteis.

   Uma população pode se dispersar e passar a viver em habitats diferentes, separadas por uma barreira física denominada isolamento geográfico que impede a troca de genes entre elas, sofrendo por consequência, a pressão da seleção natural de forma diferente também, podendo ocorrer mutações. Assim, cada ambiente passa a selecionar as variações de cada grupo, que podem passar a constituir espécies ou subespécies diferentes, adaptados ao ambiente no qual se desenvolveram. Ao passar do tempo, as diferenças entre essas populações vão e acentuando até a instalação do isolamento reprodutivo e a formação de duas espécies.

    Caso os indivíduos das diferentes populações se encontrem antes do isolamento reprodutivo, eles ainda podem se cruzar e gerar descendentes férteis, mesmo com as grandes diferenças entre si, constituindo ainda, uma mesma espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos Antônia Naomi, Gabriela Volpi, Dal Bosco e Danny. Turma 202

História da Classificação dos Seres Vivos

    Platão foi o primeiro idealista da história, e o primeiro a registrar uma classificação dos seres vivos. Viveu em Atenas no século III...