Artrhopoda

    Os artrópodes (do latim arthros + podos = patas articuladas) são os animais mais numerosos do planeta, com cerca de 1 milhão de espécies catalogadas, compondo aproximadamente 84% do reino Animalia. São muito próximos do filo Annelida, tendo herdado destes a segmentação (metameria), o sistema nervoso e o desenvolvimento embrionário.

Caraterísticas Gerais:

  • Triblásticos;
  • Protostômicos;
  • Tagmatização (fusão dos metâmeros para compor uma unidade morfológica funcional e especializada, ex.: cabeça, tórax e abdome dos insetos)
  • Apresentam apêndices articulados (apomorfia);
  • Exoesqueleto de quitina;
  • Troca de exoesqueleto - muda ou ecdise (deixam pra trás o antigo exoesqueleto, chamado exúvia).

Modo de vida e habitat:

     Dentro do filo, encontramos animais de vida livre (a maioria dos artrópodes) e de vida parasítica (como pulgas e ácaros). Vivem em ambientes aquáticos (água doce ou marinha) e terrestres (desde desertos até pântanos), e são os primeiros seres vivos a conquistarem o ar, através de apêndices especializados para o voo: as asas.

Tagmatização:

    Os Tagmas são grupos especializados de múltiplos segmentos ou metâmeros coerentemente organizados em uma unidade morfologica funcional. Um bom exemplo é cabeça, tórax e abdome do insetos.
     Os ancestrais dos artrópodes apresentavam o corpo metamerizado (muito semelhante aos anelídeos), todavia, ao longo da evolução desse grupo ocorreu um processo de fusão desses metâmeros em grupos de segmentos especializados para realizar certas funções e anatomicamente diferenciados de outros segmentos.
     O processo evolucionário que criou os tagamata pela fusão e modificação dos metâmeros é chamado de ARTROPODIZAÇÃO, TAGMATIZAÇÃO OU TAGMOSE. Assim, os artrópodes apresentam, em consequência da tagmatização, o corpo divido em cabeça, tórax e abdome, sendo alguns artópodes ainda mais tagmatizados, divididos em céfalotórax e abdome.

Exoesqueleto:

  Os artrópodes desenvolveram um exoesqueleto de quitina rígido, cuja função é sustentar o corpo; revestir contra predadores, desidratação e danos mecânicos no geral; camuflagem, entre outras. Como consequência da rigidez do exoesqueleto, os artrópodes devem trocá-lo ao longo de sua vida para possibilitar o crescimento. Essa troca é chamada muda ou ecdise.

Grupos:

    Os artrópodes são divididos em cinco grupos: insetos, crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes.


1. (UFU-MG - Adaptada) A que reino, filo e classe pertence o ser vivo representado?
Resultado de imagem para gafanhoto imagem
Cite duas características de sua classe e dois outros seres vivos que também pertencem a essa categoria.

2. Aranha, Libélula e lagosta são invertebrados de um mesmo filo, mas pertencem a grupos taxonômicos distintos.
a) Cite duas características compartilhadas por todos e que permitem agrupá-los no mesmo filo.

b) Cite duas características exclusivas de cada um que os separam em grupos taxonômicos distintos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos Antônia Naomi, Gabriela Volpi, Dal Bosco e Danny. Turma 202

História da Classificação dos Seres Vivos

    Platão foi o primeiro idealista da história, e o primeiro a registrar uma classificação dos seres vivos. Viveu em Atenas no século III...