Divisão Prokarya

Divisão Prokarya
A divisão Prokarya é formada pelos seres pertencentes aos reinos Eubacteria e Archaebacteria. Diferenciam-se quanto a propriedades bioquímicas e aspectos metabólicos. Além disso, a parede celular das arquéias não possui peptidioglicano, principal polissacarídeo presente na parede celular das eubactérias. São eles os ancestrais de todos os outros clados existentes. Têm como características principais serem organismos microscópicos unicelulares e não possuírem carioteca (núcleo). Fazem na sua maioria reprodução assexuada (divisão binária), porém, também fazem reprodução sexuada (troca de material genético).
As bactérias estão presentes em todos os ambientes, podendo ser aeróbios (utilizam oxigênio na respiração celular para obtenção de energia) ou anaeróbios (fazem fermentação ou respiração celular anaeróbia). Podem ser tanto heterotróficas (decompositoras de matéria orgânica) quanto autotróficas. Dentre as últimas, dividem-se entre fotossintetizantes, que utilizam a luz solar através da bacterioclorofila para produzir matéria orgânica, e quimiossintetizantes, que se utilizam da oxidação de compostos inorgânicos.
Formato

Estrutura Celular

Cápsula glicoproteica: responsável pelo reconhecimento e pela digestão extracelular.
Parede celular: formada por peptidioglicano (gram +) e/ou proteínas e açúcares (gram -), protege e da formato a célula.
Membrana plasmática: regula a passagem de substâncias entre o meio extracelular e intracelular.
Mesossomo: é uma invaginação da membrana plasmática para o interior do citoplasma, aonde se associa o material genético.
Citoplasma: região intracelular onde se localizam as organelas.
Ribossomos: realizam a síntese proteica.
Flagelo: responsável pela locomoção
Nucleóide: local onde se encontra o DNA.
Plasmídeos: pequenos segmentos de DNA circular com replicação independente.
Doenças Bacterianas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos Antônia Naomi, Gabriela Volpi, Dal Bosco e Danny. Turma 202

História da Classificação dos Seres Vivos

    Platão foi o primeiro idealista da história, e o primeiro a registrar uma classificação dos seres vivos. Viveu em Atenas no século III...